Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/96253
Title: | "Plataforma de saberes": um relato de caso para repensar a produção de conhecimento, empoderamento comunitário e vulnerabilidade estrutural em iniciativas de promoção de saúde e educação | Other Titles: | "Plataforma de saberes": an experience report for re-thinking knowledge production, community empowerment and structural vulnerability in health promotion and education initiatives | Authors: | Souza, Claudia de Ferreira, Patrícia Santana, Clarice de Guimarães, Ana Bistene, Aline Teixeira, Maria de Lourdes Gouvea, Maria Isabel Milnor, Jacob Nunes, João Arriscado |
Keywords: | Educação; Promoção da saúde; Comunidade; Saúde global; Empoderamento; Education; Health promotion; Community; Global health; Empowerment | Issue Date: | 15-Mar-2021 | Publisher: | IHMT | metadata.degois.publication.title: | Anais do Instituto de Higiene e Medicina Tropical | metadata.degois.publication.volume: | 20 | metadata.degois.publication.location: | Lisboa | Abstract: | Este artigo descreve o desenvolvimento, a implementação e a avaliação de um curso internacional dedicado ao envolvimento da comunidade científica com a sociedade na produção de conhecimentos relacionados com os processos de determinação social da saúde/promoção da saúde. O curso internacional foi realizado no âmbito do projeto de pesquisa “Plataforma de Saberes” sediado na Fundação Oswaldo Cruz, em parceria com a Universidade de Coimbra e com a participação de membros de grupos comunitários, sociedade civil, diversos pesquisadores e atores académicos, incluindo estudantes de pós-graduação. Inspirando-nos no trabalho de Paulo Freire sobre o empoderamento e recorrendo a metodologias participativas tradicionais discutimos estratégias promotoras de maior envolvimento da comunidade em ações de promoção da saúde, problematizando o seu papel na produção colaborativa de conhecimento e na pesquisa clínica em doenças infecciosas. O curso reforçou formas de sociabilidade coletiva e fortaleceu a partilha de conhecimentos e experiências por parte dos participantes da comunidade, contribuindo para a sua ação como promotores da saúde comunitária. Esta experiência expôs a necessidade desses tipos de encontros e interações e da importância de iniciativas dedicadas ao empoderamento individual e coletivo, à equidade e à solidariedade, e a participação ativa na produção de conhecimento relevante para a resolução dos problemas que afetam a saúde e o bem-estar através de um maior envolvimento da comunidade na educação em ciências da saúde. This article describes the development, implementation and evaluation of an international course dedicated to the involvement of the scientific community with society in the production of knowledge related to the processes of social determination of health / health promotion. The international course was carried out within the scope of the “Plataforma de Saberes” research project based at the Oswaldo Cruz Foundation, in partnership with the University of Coimbra and with the participation of members of community groups, civil society, several researchers and academic actors, including postgraduate students. Inspired by Paulo Freire's work on empowerment and using traditional participatory methodologies, we discuss strategies that promote greater community involvement in health promotion actions, questioning their role in the collaborative production of knowledge and in clinical research in infectious diseases. The course reinforced forms of collective sociability and strengthened the sharing of knowledge and experiences by the community participants, contributing to their action as community health promoters. This experience exposed the need for these types of meetings and interactions and the importance of initiatives dedicated to individual and collective empowerment, equity and solidarity, and active participation in the production of relevant knowledge for solving problems that affect health and well- being, through a greater community involvement in health science education. |
URI: | https://hdl.handle.net/10316/96253 | ISSN: | 0303-7762 | DOI: | 10.25761/anaisihmt.370 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | I&D CES - Artigos em Revistas Nacionais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Plataforma de saberes.pdf | 133.74 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License