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https://hdl.handle.net/10316/41631
Title: | De Alberti aos CIAM: em Direção a uma Abordagem humanista do ensino da Arquitetura e do habitat | Authors: | Moniz, Gonçalo Canto Mota, Nelson |
Keywords: | Arquitetura; Alberti; Humanismo; CIAM; Escola do Porto; Architecture; Humanism; School of Porto | Issue Date: | 2015 | Publisher: | Imprensa da Universidade de Coimbra | Project: | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876-PPCDTI/108274/PT info:eu-repo/grantAgreement/FCT/SFRH/SFRH/BD/60298/2009/PT |
metadata.degois.publication.title: | Na génese das racionalidades modernas II: em torno de Alberti e do Humanismo | metadata.degois.publication.location: | Coimbra | Abstract: | No final da década de 1940, a obra e o pensamento de Leon Battista Alberti são revisitados por uma nova geração de arquitetos e historiadores que pretendem repensar a arquitetura moderna a partir da sua relação com o Homem. Esta geração envolve‑se num debate sobre a arquitetura onde se exploram outros caminhos na procura de uma abordagem disciplinar mais humanista, suportada por um novo paradigma, o humanismo moderno. Num primeiro momento, este artigo pretende identificar a origem desta nova abordagem, nomeadamente a partir de uma leitura crítica a uma obra chave, o livro Architectural Principles in the Age of Humanism, publicado em 1949 pelo historiador de arte Rudolf Wittkower (1901‑1971). Num segundo momento, interessa analisar o impacto que o humanismo moderno teve nos debates internacionais sobre arquitetura na década de 1950, concretamente nos CIAM e na fundação do grupo que viria a ser conhecido como TEAM 10, tanto na construção de um ensino humanista como de uma arquitetura humanista. Num terceiro momento, verifica‑se que este debate teve também desdobramentos na Escola Superior de Belas Artes do Porto, através da ação dos seus jovens docentes, tanto na prática pedagógica, como na prática profissional. Deste modo, pode‑se estabelecer uma ponte entre o humanismo albertiano e a construção de uma forma de pensar, de ensinar e de fazer arquitetura na Escola do Porto, que foi fundamentalmente protagonizada por Fernando Távora e Octávio Lixa Filgueiras. In the late 1940s, Leon Battista Alberti’s work and thinking were reconceptualised by a new generation of architects and historians that aimed at reconciling Man and modern architecture. Indeed, this generation triggered an architectural debate that pursued a more humanistic approach to architecture, supported by a new paradigm, modern humanism. The first part of this article aims at identifying the background against which this new approach came about, through a critical review of a key work, the book Architectural Principles in the Age of Humanism, published in 1949 by the art historian Rudolf Wittkower (1901‑1971). Then, the article discusses the extent to which the idea of modern humanism influenced the international architectural debate in the 1950s on architectural education and design, especially in post‑‑war CIAM and in the outset of Team 10. Finally the article examines the impact of this debate in Porto’s School of Fine Arts, through the performance of its young teachers, both in their educational approach as well as in their professional practice. The article concludes that there is a bridge between Alberti’s humanism and the construction of a new way of architectural thinking, teaching and designing at the School of Porto, which was chiefly built up by Fernando Távora and Octávio Lixa Filgueiras through their interpretations of the idea of modern humanism. À la fin des années 1940, le travail et la pensée de Leon Battista Alberti sont revisités par une nouvelle génération d'architectes et d'historiens qui souhaitent repenser l'architecture moderne de sa relation avec l'homme. Cette génération prend part à un débat sur l'architecture où s'explorent d'autres chemins à la recherche d'une approche plus humaniste de la discipline, soutenue par un nouveau paradigme, l'humanisme moderne. Initialement cet article est d'identifier l'origine de cette nouvelle approche, en particulier à partir d'une lecture critique d'un ouvrage clé, Architectural Principles in the Age of Humanism, publié en 1949 par l'historien d'art Rudolf Wittkower (1901‑1971). Deuxièmement, il est intéressant d'analyser l'impact que l'humanisme moderne avait dans les discussions internationales sur l'architecture dans les années 1950, en particulier dans le CIAM et dans la fondation du groupre Team 10, à la fois dans la construction d'une éducation humaniste comme d’une architecture humaniste. Troisièmement, il semble que ce débat a également eu des répercussions à l'École des Beaux‑Arts de Porto, par l'action de leurs jeunes enseignants, tant dans la pratique de l'enseignement, comme dans la pratique professionnelle. Ainsi, on peut établir un pont entre l'humanisme albertienne et la construction d'une façon de penser, d'enseigner et de faire de l'architecture à l'École de Porto, qui a été principalement réalisée par Fernando Távora et Octavio Lixa Filgueiras. |
URI: | https://hdl.handle.net/10316/41631 | ISBN: | 978-989-26-1014-6 978-989-26-1015-3 |
DOI: | 10.14195/978-989-26-1015-3_19 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | I&D CES - Livros e Capítulos de Livros |
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