Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/32899
Título: Arquitectura & literatura : Fernando Távora no país do desassossego
Autor: Alves, Silvio Manuel Gomes 
Orientador: Moniz, Gonçalo Canto
Palavras-chave: Arquitectura moderna portuguesa, estudos; Távora, Fernando, 1923-2005, obra
Data: Jul-2016
Resumo: A Arquitectura e a Literatura são dois processos que, enquanto Artes, se desenvolvem por e para seres humanos. Nesse sentido, elas projectam-se socialmente e interligam-se postumamente. Neste contexto, considera-se que será necessário compreender quais os fundamentos teóricos que as edificam, estabelecendo uma aproximação ao quimérico Passado, Presente e Futuro, produzido pelo Ser Humano – Individual e Colectivo. Para isso, é concebida uma ténue abordagem, em que se estuda e analisa a constituição de diversas Origens, diferentes Significados e múltiplos Significantes. Por sua vez, introduzem-se as noções de Espaço, de Tempo e de Espaço-Tempo. De acordo com estas premissas, pretende-se capacitar como se constrói no tempo presente uma imagem do Real e do Imaginário – resultando similarmente, em irreais Utópicos ou Distópicos. Para esta percepção, será necessário compreender o efeito partindo de e como uma Viagem. Com a desconstrução da construção do Corpo e da Mente Humana, projectada literariamente, arquitectónicamente e socialmente, desenvolve-se um apontamento sobre a conexão da obra de Fernando Távora à obra de Fernando Pessoa. Neste esquisso, procura-se estabelecer os factores que influenciaram espacialmente e temporalmente as suas obras, assim como os imaginários e as viagens que se geraram. Alfim, como se projectam esses elementos no Desenho/Obra de arquitectura, associada e denominada repetidamente como Tradicional e Moderna. O discurso apresentado surge protegido por exposições teóricas de Pensadores sociais, onde se evidenciam arquitectos e linguistas, levantando algumas questões e afirmações daquilo que se pode aprender e apreender para a construção de uma metodologia de projecto. A sua sustentação é várias vezes impulsionada com exemplos de imaginários e representações, onde se inserem excertos literários e excertos arquitectónicos. Numa abordagem numerosamente pessoal, transmissível e intransmissível, depreende-se essencialmente que a arquitectura, divergentemente da literatura, deve ser constituída no real, partindo de uma consciência e construção de um Íman que valida e capacita o Imaginário Arcaico e o Imaginário do Porvir.
The Architecture and Literature are two processes, which are developed by and for human beings, as Arts. So, they are socially projected and posteriorly interconnected. In this context, it is considered that it will be necessary to understand the theoretical basis that build them, establishing a nearness to a chimerical Past, Present and Future, produced by the Human Being- Individual and Collective. To make that happen, it is conceived a smooth approach which studies and analyzes the constitution of diverse Origins, different Meanings an multiple Significants. For that reason, notions of Space, Time and Space-Time are inserted. According to these assumptions, it is intended to enable how it is constructed in present time a image of the Real and of the Imaginary – resulting simultaneously in Utopic or Dystopic unreals. For this perception, it will be necessary to understand its effect departing from and as a Journey. With the deconstruction and the construction of the Body and Human Mind literarily, architectonically and socially projected, it is developed a note about the connection of Fernando Távora work to Fernando Pessoa’s literary work. In this sketch, it is intended to establish the factors that influenced spatially and temporally their works, as the imaginaries and the journeys which generated. Lastly, how that elements in the Drawing/Architectural work combined and denominated repeatedly as Traditional and Modern. The presented discourse appears protected by theoretical exposition of social Thinkers, where it points architects and linguists, rising some questions and affirmations from that what is possible to learn and to seize for the construction of a Project methodology. Many times, their sustenance is driven with examples of imaginaries and representations, where it inserts literary and architectonic excerpts. In an personal, transmissible and intransmissible, it is mostly deduced that the architecture, divergently of the literature, it should be constructed in the real, departing from a consciousness and a construction of a Magnet which validates and enables the Archaic Imaginary and the Imaginary for Coming.
Descrição: Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitectura, apresentada ao Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/32899
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Arquitectura - Teses de Mestrado

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