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https://hdl.handle.net/10316/25861
Título: | Efeitos do envelhecimento posterior à meia-idade na produção oral de nomes comuns: estudo da mediação por fatores cognitivos não linguísticos | Autor: | Capela, Jessica Rocha | Orientador: | Leitão, José Augusto Simões Gonçalves | Palavras-chave: | Produção Oral; Nomes Comuns; Envelhecimento; Meia-idade; Semântica | Data: | 2013 | Título da revista, periódico, livro ou evento: | Efeitos do envelhecimento posterior à meia-idade na produção oral de nomes comuns: estudo da mediação por fatores cognitivos não linguísticos | Local de edição ou do evento: | Coimbra | Resumo: | Este estudo teve como objetivo caracterizar o efeito do envelhecimento posterior à meia-idade sobre a produção oral de nomes comuns. Esta etapa do envelhecimento foi operacionalizada comparando o desempenho numa tarefa de nomeação por confronto (acertos e latências) de dois grupos etários, um composto por indivíduos com idades compreendidas entre os 40 e os 55 anos e outro com idades entre os 65 e 80 anos. Os dados foram analisados de forma a identificar a presença (i) de efeitos diretos do grupo etário sobre a qualidade do desempenho na tarefa de nomeação; (ii) de eventuais interações desse efeito com o de variáveis caracterizadoras da designação da imagem a nomear (categoria semântica, frequência de uso e extensão da palavra); (iii) de mediação dos efeitos do grupo etário através de variáveis cognitivas não-linguísticas (velocidade de processamento, memória de trabalho e inibição).
Além de efeitos já esperados associados à frequência, extensão e categoria semântica das palavras-alvo, que não envolveram o grupo etário, verificou-se também uma interação tendencialmente significativa entre o grupo etário e a categoria semântica das palavras-alvo, apresentado o grupo etário mais idoso um desempenho inferior ao mais jovem, quanto ao número de acertos, apenas para os itens da categoria semântica “seres vivos”. Verificou-se uma interação significativa entre grupo etário e extensão das palavras, sendo o grupo mais jovem, mas não o mais idoso, mais rápido na nomeação de itens com nomes curtos do que na daqueles com nomes longos. O efeito do grupo etário sobre os acertos na nomeação de imagens de seres vivos e a diferença entre latências para palavras longas e curtas foi estudado através de regressões hierárquicas, procurando apurar se, eventualmente, esse efeito seria total ou parcialmente mediado pela memória de trabalho, velocidade de processamento e inibição. Apurou-se que o efeito em causa seria totalmente mediado pela diminuição, no grupo mais idoso, da velocidade de processamento, em ambos os estudos. No caso da diferença entre latências para palavras longas e curtas, este resultado é interpretado como decorrente de uma lentificação cognitiva geral, refletindo-se principalmente ao nível do processamento do item lexical a ser articulado, levando à ausência de benefício da extensão (i.e., não têm latências inferiores quando se trata de palavras curtas), ao contrário do que acontece no grupo de meia-idade. Para explicar a proporção de acertos inferiores, no grupo de idosos, nos itens da categoria “seres vivos”, propomos que a mediação pela velocidade de processamento se faça sentir em virtude da diminuição da capacidade de processamento visual e da estrutura mais complexa destes itens (quando comparados com itens da categoria semântica “não-vivo”). This study aimed to characterize the aging effect, after middle-age, in the oral production of common names. This aging stage was operationalized comparing the performance in a confrontational naming task (considering accuracy and latency) of two age groups – one composed by individuals with ages ranging from 40 to 55 years old and another with ages ranging from 65 to 80 year old. The data obtained was analyzed to identify the presence of (i) direct effects of the age group in the quality of the naming task performance; (ii) of a possible interactions of this effect with variables that characterize the name of the image to be designated (semantic category, frequency and length of the word); (iii) of the mediation of the age group effect through non-linguistic cognitive variables (processing speed, working memory and inhibition). Beyond the effects already expected associated with frequency, length and semantic category of the target word, that did not involve the age group, we also verified an interaction that tends to be significant between age group and semantic category of the target word, where the older group had a poorer performance than the younger group, in terms of accuracy, only for the items of the “living” semantic category. We also observed a significant interaction between age groups and word’s length, where the younger group was quicker naming items with short names and slower naming items with longer names, but this was not verified in the older group. The age group effect in the image naming accuracy of living items and the difference between latency for long and short words were studied through hierarchical regressions, seeking to determine if, eventually, this effect would be completely or partially mediated by the working memory, speed processing and inhibition. We discovered that such effect would be completely mediated by the decrease, in the older group, of the processing speed, in both studies. In case of difference between latencies for short and long words, this result is interpreted as resulting from a general cognitive slowing, reflecting mainly the processing level of the lexical item to be articulated, leading to a lack of benefit of length (the latency is not lower in short words), unlike what happens in middle age group. To explain the lower accuracy in the older group, in the semantic category “living”, we suggest that mediation by the processing speed is due to the decrease of visual processing capacity and the complex structure of those items (compared with items of the “non-living” semantic category). |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde - especialização em Psicogerontologia Clínica, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/25861 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | UC - Dissertações de Mestrado FPCEUC - Teses de Mestrado |
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