Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/101599
Título: | Estrela do Sul Corpo abjetado e empoderamento racial Pensamento e prática experimental em arte contemporânea socialmente comprometida | Autor: | Gomez, Jorge Rafael Cabrera | Orientador: | Quintais, Luís Castellano, Carlos Garrido Veneroso, Maria do Carmo de Freitas |
Palavras-chave: | Arte contemporânea socialmente comprometida; Corpo étnico, abjeto, descolonização e empoderamento; Paulo Nazareth e Grada Kilomba; Prática artística autoral; Socially committed contemporary art; Ethnic body, abjection and empowerment; Paulo Nazareth and Grada Kilomba; Author's artistic practice | Data: | 17-Mai-2022 | Local de edição ou do evento: | Coimbra | Resumo: | A presente tese contém um corpo de investigação teórica e um corpo de investigação
prática de trabalho artístico. O teórico foca-se na produção artística contemporânea,
socialmente comprometida, de artistas brasileiros e portugueses os quais atuam como
ativistas a partir de práticas e reflexões de descolonização da arte e por consequência de
empoderamento étnico. Essas poéticas comprometidas com o social tratam sobre
autoafirmação ancestral e a recolocação social de corpos (negros, índios e pardos) que
foram e ainda são excluídos pela cor de pele e traços corporais. Tal exclusão evidencia
uma estratégia colonial de circulação e de exposição de imagens, de corpos e
conhecimentos em duas vias. Uma, cria uma baixa autoestima e desvalorização do Outro
enquanto sujeito inferiorizado e abjetado; a outra, entretanto, centraliza a imagem e os
conhecimentos no homem branco europeu. Trata-se de uma herança de pensamento de
um passado colonial e da continuidade praticada pelas elites (burguesas, intelectuais e
políticas) em fase pós-independências, que não aceitam a própria ancestralidade e o lugar
dela em uma sociedade multicultural e multirracial, como é o caso do Brasil. A
investigação cria uma ponte cultural e artística entre o Brasil e Portugal trazendo as
contribuições teóricas e artísticas de ambos os países em torno do tema. Selecionei, como
estudo de caso, os artistas Paulo Nazareth e Grada Kilomba, brasileiro e portuguesa,
respectivamente. Contudo, são apresentadas nessa investigação outras experiências
poéticas dentro daqueles países e fora dessas geografias, as quais diversificam os
conteúdos de obras e investigações artísticas e criam referentes sobre empoderamento.
Entretanto, meu trabalho artístico criado ao longo da investigação teórica me permite
refletir – por meio da imagem – sobre os temas tratados tendo por objetivo buscar
possibilidades, enquanto artista, de um auto empoderamento ancestral. Ao final do
levantamento teórico quero responder à pergunta orientadora desta investigação: “como
empoderar um corpo racial, abjetado, por meio da ação dos artistas que atuam dentro de
uma arte contemporânea socialmente comprometida?”. Metodologicamente, essa
investigação se localiza em um ponto intermediário em relação aos estudos decoloniais,
o artivismo, os estudos de raça e a investigação baseada em arte. This thesis presents a theoretical body and a practical body of artistic work. The theorist focuses on the contemporary, socially committed artistic production of Brazilian and Portuguese artists who act as activists with practices and reflections on the decolonization of art and, consequently, on ethnic empowerment. These poetics committed to the social deal with ancestral self-assertion and the social replacement of bodies (blacks, Indians and browns) that were and still are excluded due to the color of their skin and their bodily features. This exclusion evidences a colonial strategy of circulation and exhibition of images, bodies and knowledge in two ways. One, creates a low self-esteem and devaluation of the Other, as an inferior and abject subject, the other, however, centralizes the image and knowledge in the European white man. It is a legacy of thought from a colonial past and its continuity practiced by elites (bourgeois, intellectuals and politicians) in the post-independence phase, who do not accept their ancestry and its place in a multicultural, multiracial society, as it is. the case of Brazil. The investigation creates a cultural and artistic bridge between Brazil and Portugal, bringing theoretical and artistic contributions from both surrounding countries to the theme. I selected as a case study the artists Paulo Nazareth and Grada Kilomba, Brazilian and Portuguese, respectively. However, this investigation presents other poetic experiences within these countries and outside these geographies, which diversify the contents of artistic works and investigations and create references on empowerment. However, my artistic work being created during the theoretical investigation allows me to reflect through the image on the themes dealt with, in the search for possibilities as an artist for an ancestral selfempowerment. At the end of this theoretical survey, I want to answer the guiding question of this investigation, “how to empower an abject racial body through the action of artists who work within a socially committed contemporary art?” Methodologically, this investigation is at an intermediate point in relation to decolonial studies, artivism, race studies and art-based investigation. |
URI: | https://hdl.handle.net/10316/101599 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | UC - Teses de Doutoramento Colégio das Artes - Teses de Doutoramento |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese corrigida Jorge Gomez.pdf | 84.76 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Visualizações de página
446
Visto em 5/nov/2024
Downloads
126
Visto em 5/nov/2024
Google ScholarTM
Verificar
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.