Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/96193
Title: Atividades Práticas em Manuais de Ciências Naturais do 3.º ciclo
Authors: Pires, Estefânia 
Gomes, Celeste 
Correia, Gina P.
Pereira, Alcides C.
Abrantes, Isabel 
Keywords: Atividades práticas; Documentos curriculares oficiais; Portugal; Manuais escolares; Official curricular documents; Practical activities; Textbooks
Issue Date: Aug-2020
Publisher: LNEG – Laboratório Nacional de Energia e Geologia IP
metadata.degois.publication.title: Comunicações Geológicas
metadata.degois.publication.volume: 107
metadata.degois.publication.issue: Especial I
metadata.degois.publication.location: Portugal
Abstract: As atividades práticas (AP) são uma estratégia no ensino e aprendizagem das ciências. Neste estudo apresentam-se os resultados da avaliação de AP incluídas em 5 manuais escolares (ME) de Ciências Naturais do 8º ano, do sistema de ensino português. Para o subdomínio “Gestão sustentável dos recursos” formulou-se a questão-problema: Tendo em conta as orientações dos documentos curriculares oficiais (DCO), será que as AP nos ME estão associadas ao desenvolvimento da literacia científica no âmbito de uma Educação para a Sustentabilidade (ES)? Definiram-se os objetivos: conhecer a frequência das AP propostas, por objetivos e ME; identificar a distribuição das AP em função da tipologia; aferir se existe predominância de uma tipologia de AP; estabelecer uma relação entre as AP que prevalecem e os DCO. A análise dos resultados permitiu concluir que existe uma diversidade de AP, em número e tipologia, mas nem sempre estão de acordo com as propostas dos DCO.
Practical activities (PA) are a privileged strategy in teaching and learning of sciences. This study presents the results obtained from the assessment of the PA in 5 Natural Sciences Textbooks (ST) of the 8th grade. For the sub-domain "Sustainable management of resources" was formulated the research-question: Taking into account the official curricular documents (OCD) guidelines, will the PA in the ST be associated with the development of scientific literacy in the scope of an Education for Sustainability (ES)? The main goals were: to know the frequency of the proposed PA, by objectives and ST; to identify the distribution of PA according to the typology; to verify if the predominance of a PA typology exists; to establish a relationship between the prevailing PA and the OCD. The analysis of the results revealed that there is a diversity of PA, in both number and typology, but they are not always in agreement with proposed in the OCD.
URI: https://hdl.handle.net/10316/96193
ISSN: 0873-948X
Rights: openAccess
Appears in Collections:I&D CFE - Artigos em Revistas Nacionais
I&D CITEUC - Artigos em Revistas Nacionais

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