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Title: Empatia e Dramatização no Ensino da Geografia Proposta de estratégia didáctica no tema da “Mobilidade da População”
Other Titles: Empathy and Dramatization in Teaching Geography Proposed didactic strategy on the topic of “Population Mobility”
Authors: Hermenegildo, Helena Isabel da Silva
Orientador: Almeida, António Campar de
Keywords: Riscos Sociais; Migrações; Globalização; Ensino; Empatia; Social Risks; Migration; Globalization; Teaching; Empathy
Issue Date: 3-Nov-2020
metadata.degois.publication.title: Empatia e Dramatização no Ensino da Geografia Proposta de estratégia didáctica no tema da “Mobilidade da População”
metadata.degois.publication.location: Universidade de Coimbra
Abstract: Verifica-se uma tendência nas sociedades desenvolvidas, com enfoque nas camadas mais jovens, para a desvalorização, e até mesmo apatia perante assuntos sociais, nacionais e internacionais. Entre estes assuntos estão presentes riscos que carecem de identificação, ponderação e actuação. O alheamento das sociedades destas questões acontece concomitantemente com a crescente presença de ameaças, uma vez que muitos dos factores geradores de ameaças estão também na origem de alterações no contexto social, expressamente, a democratização das relações pessoais e o individualismo. As dinâmicas globais tornam-se cada vez mais complexas e imprevisíveis, com uma nova ordem de poder, onde os Estados se evidenciam enfraquecidos e dependentes. O capitalismo, no mundo globalização, tem-se movimentado em prol de grandes empresas financeiras e multinacionais, e em prejuízo das massas.Recentemente, a população europeia lidou com uma crise financeira, em seguida com uma crise migratória, o que conduziu a uma crise humanitária que se tornou intensamente mediática, pois apesar da carência de apoio que sofrem os refugiados, estes ficaram associados a perda de postos de trabalho, sobrecarga do sistema de segurança social, delinquência, perda de identidade dos territórios e terrorismo. Os números referentes às migrações forçadas igualaram os assinalados na 2ª Guerra Mundial, o que denota que, apesar das tendências globais, as desigualdades estão em ascensão.No presente relatório consideram-se metodologias de ensino que apelam ao envolvimento e consciencialização dos alunos sobre os riscos sociais inerentes às migrações: Empatia e Dramatização, as quais se crê terem aplicabilidade com todos os outros assuntos relativos à geografia humana.
There is a trend in developed societies, focuses on the youngest social section, towards devaluing, and even apathy towards nation and international social issues. Among these subjects are risks that need to be identified, considered, and acted upon. Societies’ alienation from these questions occurs simultaneously with the growing presence of threats, since many of the factors that generate threats are also the cause of changes in the social context, namely, the democratization of personal relationships and individualism. Global dynamics are becoming increasingly complex and unpredictable, with a new order of power, where states are weakened and dependent. Capitalism, in the globalized world has been moving in favour of big financial companies and multinationals, and to the detriment of the masses.Recently, the european population has dealt with a financial crisis, followed by a migratory crisis, which has led to a humanitarian crisis that has become intensely publicized, because despite of the lack of support that refugees suffer, they have been associated to job losses, overload of the social security system, delinquency, loss of territory identity and terrorism. The numbers referring to forced migrations equalled those reported in World War II, which shows that, despite global trends, inequalities are on the rise.This report considers teaching methodologies that appeal to students' involvement and awareness of the social risks inherent to migration: Empathy and Dramatization, which are believed to have applicability to all other matters relating to human geography.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/93650
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

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