Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/88090
Title: Do interior da célula ao interior da Terra - O ensino do crescimento e renovação celular, meiose e reprodução sexuada e estrutura interna da Terra
Other Titles: From inside the cell to the inside of Earth - Teaching cell growth and renewal, meiosis and sexual reproduction, and Earth's internal structure
Authors: Figueiredo, Ana Cristina Marques
Orientador: Abrantes, Isabel Maria de Oliveira
Magalhães, Paulo Manuel
Tonicher, Pedro Miguel Callapez
Keywords: crescimento e renovação celular; ensino de ciências; estágio pedagógico; estrutura interna da Terra; meiose e reprodução sexuada; cell growth and renewal; science teaching; pedagogical training; Earth's internal structure; meiosis and sexual reproduction
Issue Date: 27-Sep-2019
metadata.degois.publication.title: Do interior da célula ao interior da Terra - O ensino do crescimento e renovação celular, meiose e reprodução sexuada e estrutura interna da Terra
metadata.degois.publication.location: Portugal
Abstract: Este relatório refere-se à unidade curricular de Estágio Pedagógico e Relatório do segundo ano do Mestrado de Ensino de Biologia e Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, e consiste na descrição e discussão das atividades desenvolvidas e, posteriormente, aplicadas no âmbito da iniciação à prática profissional, incluindo a prática de ensino supervisionada, que se realizou na Escola Secundária D. Duarte, em Coimbra, no ano letivo 2018/2019. As práticas letivas focaram, no 11º ano, dois temas da biologia, “Crescimento e renovação celular” e “Meiose e reprodução sexuada”; e no 7º ano, um subtema da geologia onde se trabalharam os conteúdos relacionados com a “Estrutura interna da Terra”. O estágio pedagógico é um momento importante na formação inicial de professores ao promover um primeiro contacto com a realidade escolar e com a profissão docente. No decorrer do estágio foram construídos vários recursos didáticos, desenvolveram-se e aplicaram-se múltiplas estratégias de ensino e atividades e houve uma reflexão constante sobre o seu impacto no processo de ensino-aprendizagem. O recurso a diferentes atividades práticas (lápis e papel, debate, construção de modelos e observação de fotografias de microscopia) permitiu a criação de momentos de aprendizagem cooperativa onde os alunos, sendo o foco da ação educativa, se apresentaram motivados e participativos. A realização destas atividades serviu também de momento de avaliação formativa do processo de ensino-aprendizagem e do desempenho do professor estagiário. Os recursos e estratégias empregues nas práticas letivas foram avaliados, essencialmente, através da avaliação diagnóstica e sumativa. Os resultados obtidos mostraram uma evolução dos conhecimentos dos discentes, em ambas as turmas, e parecem indicar que, genericamente, as atividades letivas foram adequadas e promoveram o desenvolvimento de competências cognitivas, procedimentais e atitudinais.
This report, on the curricular unit of Pedagogical training and report of the second year of the master’s degree In Biology and Geology Teaching in the 3rd Cycle of Basic Education and Secondary Education, consists of the description and discussion of the activities developed and subsequently applied in the context of the initiation to professional practice, including supervised teaching practice. These practices took place in the secondary school D. Duarte, in Coimbra, during the school year 2018/2019. The teaching lectures focused on two themes of biology of the 11th grade, “Cell growth and renewal”, and “Meiosis and sexual reproduction”; and on a 7th grade subtheme of geology, related to the “Earth’s internal structure”. The pedagogical training is an important moment in the initial teacher education by promoting a first contact with the school reality and with the teaching profession. During the training period, various didactic resources were constructed, teaching strategies and activities were developed and applied and there was a constant reflection on its impact on the process of teaching and learning. The use of different practical activities (pencil and paper, debate, construction of models and observation of microscopy photographs) allowed the creation of cooperative learning moments where the students, being the focus of the educational action, were motivated and participative. These activities were also a moment of formative assessment of the teaching-learning process and of the performance of the trainee teacher. The performance of the resources and strategies employed in the school practices was evaluated essentially through the diagnostic and summative evaluation. The results revealed that in both classes there was an evolution of the student's knowledge and seem to indicate that, generally, the school activities were adequate and promoted the development of cognitive, procedural and attitudinal competencies.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/88090
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório de Estágio Cristina Figueiredo 2019 MEBG.pdf19.88 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons