Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/84706
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dc.contributor.advisorPeixoto, Paulo Jorge Marques-
dc.contributor.authorSarmento, Gabriela Lima-
dc.date.accessioned2019-01-24T23:49:31Z-
dc.date.available2019-01-24T23:49:31Z-
dc.date.issued2018-09-28-
dc.date.submitted2019-01-24-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/84706-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Marketing apresentada à Faculdade de Economia-
dc.description.abstractO presente trabalho busca elucidar a apropriação de recursos estéticos e a exploração do imaginário como possibilidades para o marketing, tendo em vista o caráter multidisciplinar da disciplina. A assimilação das dimensões subjetivas e notadamente simbólicas da estética, bem como a já usual exploração do imaginário são recursos utilizados para geração de diferenciação e valor mercadológico. Acresce que o marketing está cada vez mais voltado para o digital, destacando-se as redes sociais que hoje já são entendidas como um importante canal de divulgação e comunicação para as marcas. Para a análise do comportamento mercadológico deste estudo, foi escolhido o produto chocolate. Porque tem grande representatividade no consumo, ampla variedade de marcas e significativo investimento no marketing e na publicidade. Uma vez que o produto tenha amplo mercado consumidor e grande variedade de oferta a busca por percepção de valor e lealdade de consumo é um desígnio das marcas. Neste contexto, apresenta-se o valor estético de um objeto, ou marca, que o torna atrativo ao consumo, seja por características estruturais, seja por associações ligadas ao imaginário. Pelos conceitos seres intrinsecamente ligados à percepção do público, o estudo assumiu uma postura comparativa, objetivando compreender as relações de consumo do produto chocolate entre brasileiros e portugueses. Além de analisar a apropriação dos conceitos de estética e imaginário no marketing, identificando principalmente suas aplicações nas imagens veiculadas nos perfis das redes sociais das marcas de chocolate analisadas. Para contemplar os objetivos, o trabalho de caráter exploratório e descritivo, vale-se três procedimentos metodológicos: pesquisa quantitativa e grupos focais, direcionados a brasileiros e portugueses, e análise de conteúdo e imagem nos perfis das marcas nas redes sociais Facebook e Instagram.Os resultados atingidos apresentam relações de consumo com alguma similaridade mas percepções sobre as marcas muito distintas. Bem como a influência do imaginário e da estética. Quanto às aplicações nas redes sociais, este estudo aponta a importância da imagem e a alta relação das explorações afetivas e associações paradigmáticas utilizadas nas publicações analisadas.por
dc.description.abstractThe present work wants to clarify the appropriation of aesthetical resources and the exploration of the imaginary as a possibility for marketing, taking into consideration the multidisciplinary aspect of the discipline. The assimilation of the subjective and notedly symbolic dimensions of aesthetic, as well as the usual exploration of the imaginary are resources used for the generation of differentiation and market value. Furthermore that marketing is increasingly focused on the digital, mainly the social networks that hoje are known as an important channel of broadcasting and communication for brands. For the analysis of the market behavior of this study, the product chosen was chocolate because it has great representativity in consumption, broad variety of brands and meaningful investment in marketing and advertising. Once the product has a broad consumer market and great variety of supply the search for perception of value and loyalty is a brand goal. In this context, the aesthetic value of an object, or brand, is presented, what makes them attractive to consume, be that for structural caracteristics, or for associations to the imaginary. Because these concepts are connected to the public perception, this study is comparative, hoping to achieve an understanding about the consumption of chocolate between brazilians and portuguese. Beyond analyzing the appropriation of aesthetic concepts and marketing imaginary, identifying mainly its applications in the images shown in the social network profiles of the chocolate brands chosen. To achieve those goals, the exploratory and descriptive study uses three methodological procedures: quantitative research and focal groups, aimed towards brazilians and portuguese, and content and image analysis on Facebook and Instagram. The results present some consumption relationships with some similarities in perception on very distinct brands. As well as the influence of imaginary and aesthetic. As for the applications in social networks, this study points the importance of image and high relationship and affectionate explorations and paradigmatic associations used in the analyzed publications.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectChocolatepor
dc.subjectEstéticapor
dc.subjectimagináriopor
dc.subjectRedes Sociaispor
dc.subjectMarketingpor
dc.subjectChocolateeng
dc.subjectAestheticeng
dc.subjectImaginaryeng
dc.subjectSocial Networkseng
dc.subjectMarketingeng
dc.titleChocolate, estética e imaginário: relações de consumo e aplicações nas redes sociais – um estudo comparativo Brasil e Portugalpor
dc.title.alternativeCHOCOLATE, AESTHETIC AND IMAGINARY: CONSUMER RELATIONS AND APPLICATIONS IN SOCIAL NETWORKS - A COMPARATIVE STUDY BRAZIL AND PORTUGALeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationCoimbra-
degois.publication.titleCHOCOLATE, ESTÉTICA E IMAGINÁRIO: RELAÇÕES DE CONSUMO E APLICAÇÕES NAS REDES SOCIAIS – UM ESTUDO COMPARATIVO BRASIL E PORTUGALpor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202159396-
thesis.degree.disciplineMarketing-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Marketing-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Economia-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorSarmento, Gabriela Lima::0000-0003-4229-728X-
uc.degree.classification19-
uc.degree.presidentejuriBairrada, Cristela Maia-
uc.degree.elementojuriFerreira, Claudino Cristovão-
uc.degree.elementojuriPeixoto, Paulo Jorge Marques-
uc.contributor.advisorPeixoto, Paulo Jorge Marques-
uc.controloAutoridadeSim-
item.languageiso639-1pt-
item.fulltextCom Texto completo-
item.grantfulltextopen-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.advisor.researchunitCES – Centre for Social Studies-
crisitem.advisor.parentresearchunitUniversity of Coimbra-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-2275-667X-
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