Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/42297
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dc.contributor.authorGodoy, Rosana Rodrigues Pêgas-
dc.contributor.authorLima, Manolita Correia-
dc.contributor.authorAllegretti, Giovanni-
dc.contributor.authorProlo, Ivor-
dc.contributor.authorTorini, Danilo Martins-
dc.contributor.authorSilva, Claudia Cristiane dos Santos-
dc.date.accessioned2017-07-12T15:58:07Z-
dc.date.available2017-07-12T15:58:07Z-
dc.date.issued2015-11-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/42297-
dc.descriptionTrabalho apresentado na 5ª Conferência Forges, 18-20 de novembro de 2015, Coimbra, Portugalpor
dc.description.abstractDa década de 1990 em diante a população estudantil mundial cresce exponencialmente (UNESCO, 2014), particularmente entre os países do Hemisfério Sul (Davidenkoff & Kahn, 2006). Isso tem justificado iniciativas voltadas para a compreensão da vida estudantil (programas, projetos, pesquisas, publicações etc.), dentre as quais chama atenção o número de observatórios criados em países selecionados. Levando em conta a importância de conhecer aspectos típicos da vida estudantil, somada à dispersão dos dados e a pouca clareza das políticas públicas voltadas para a população estudantil unida pela lusofonia, a pesquisa em andamento assume caráter exploratório na medida que reunirá materiais que fundamentarão um projeto de criação de um observatório da vida estudantil, que será focado na população universitária dos países que integram a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Algumas questões norteiam o itinerário teórico e metodológico da pesquisa que nesta fase é de natureza bibliográfica e documental: levando em conta os observatórios dedicados à vida estudantil, quem criou, onde foi criado, quando e com que tipo de apoio institucional? Com quais objetivos justificadores? Até que ponto o modus operandi dos referidos observatórios diferem de país a país? Qual tem sido a agenda de pesquisa e publicação cumprida? Quais são os recursos metodológicos predominantemente explorados? A quem interessa conhecer a vida dos estudantes? Quais são os usos dos dados gerados? Até que ponto estas iniciativas estão consolidadas? Quais são as razões que justificam a consolidação ou a descontinuidade das referidas iniciativas?por
dc.language.isoporpor
dc.publisherFORGESpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectObservatóriopor
dc.subjectVida Estudantilpor
dc.subjectComunidade dos Países de Língua Portuguesapor
dc.subjectPesquisa exploratóriapor
dc.titleCriação de um observatório da vida estudantil entre os países lusófonos: um estudo exploratóriopor
dc.typeconferenceObjectpor
degois.publication.locationCoimbrapor
degois.publication.title5ª Conferência Forgespor
dc.peerreviewedyespor
uc.controloAutoridadeSim-
item.languageiso639-1pt-
item.fulltextCom Texto completo-
item.grantfulltextopen-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypeconferenceObject-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.author.researchunitCES – Centre for Social Studies-
crisitem.author.parentresearchunitUniversity of Coimbra-
crisitem.author.orcid0000-0001-6234-5168-
Appears in Collections:I&D CES - Artigos e Resumos em Livros de Actas
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