Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/42168
Title: De visita ao “Museu Americano”, Távora, 1960
Authors: Bandeirinha, José António 
Aristides, Rui 
Keywords: Modelos culturais; Formas de vida; Processo urbano; Hegemonias; Suburbanização; Cultural models; Ways of life; Urban processes; Hegemonies; Suburbanization
Issue Date: Jun-2015
Publisher: Centro de Estudos Sociais
Project: info:eu-repo/grantAgreement/EC/FP7/269807/EU/Strange Mirrors, Unsuspected Lessons: Leading Europe to a new way of sharing the world experiences 
metadata.degois.publication.title: Colóquio Internacional Epistemologias do Sul: aprendizagens globais Sul-Sul, Sul-Norte e Norte-Sul - Actas
metadata.degois.publication.volume: 4
metadata.degois.publication.location: Coimbra
Abstract: O conjunto de desenhos, textos e outros materiais cartáceos que forma o diário do Arquitecto Fernando Távora constitui uma obra compósita de essencial valor para um mais profundo conhecimento não só do seu percurso como arquitecto, professor e teorizador, mas também para um redimensionamento das vias trilhadas pela arquitectura na viragem do moderno. Esse conjunto polifacetado de materiais ilustra e documenta a viagem de volta ao mundo que iniciou no dia 13 de Fevereiro de 1960, em direcção a oeste, e que se concluiu a 12 de Junho do mesmo ano. O diário é uma componente essencial dessa viagem. Ao longo de quatro meses, todos os dias registou a sua actividade e as suas observações e impressões acerca de cada jornada num caderno de pequenas folhas, sendo o texto muitas vezes acompanhado por desenhos. Proponho-me analisar as considerações de Fernando Távora nesse documento, incidindo sobre aquilo que ele vai assinalando como diferença cultural entre a sua circunstância europeia/portuguesa e a condição de vida norte-americana da época, particularmente no que diz respeito às questões da cidade e da cultura urbana. O interesse deste estudo centrar-se-á sobre o modo como o objecto de análise nos permite reconhecer o fenómeno urbano contemporâneo na Europa - hegemonia dos modelos culturais norte-americanos de suburbanização - espetacularmente reproduzidos a partir da cidade colonial que os europeus, eles próprios, emitiram como modelo a partir do Século XVI.
The set of drawings, texts and other chartaceous resources that form the diary of the Architect Fernando Távora consttute a composite work of essential value to a greater understanding, not only of his career as an architect, professor and thinker, but also to a reframing of the paths threshed by architecture in the modern turn. That heterogeneous set of materials illustrates and documents the trip around the world that he initated on the 13 of February of 1960, heading west, and which he concluded on the 12 of June of the same year. The diary is an essential component of this trip. During the four months, he systematically registered his activity, observations and impressions regarding each day in a small notebook, being the text accompanied many times by drawings. From this document, I propose to analyse Fernando Távora’s considerations regarding what he will demarcate as a cultural difference between his European/Portuguese context and the condition of North-American life at the time, particularly in what concerns the city and urban culture. The pertinence of this study will be centered on how the object of analysis permits the recognition of a contemporary urban phenomenon in Europe – the hegemony of NorthAmerican cultural models of suburbanization – spectacularly reproduced from the colonial city that the Europeans themselves emited as a model from the XVI century onwards.
URI: https://hdl.handle.net/10316/42168
ISBN: 978-989-95840-5-1
Rights: openAccess
Appears in Collections:I&D CES - Artigos e Resumos em Livros de Actas

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