Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/30939
Title: | O preço da arte: discursos da medicina, jornais e gamers sobre videojogos | Authors: | Duarte, Francisco José Alves | Orientador: | Quintais, Luís | Keywords: | Discursos; Gamers; Jornais; Psicologia; Videojogos | Issue Date: | 2011 | Citation: | DUARTE, Francisco José Alves - O Preço da Arte: Discursos da Medicina, Jornais e Gamers sobre videojogos. Coimbra : [s.n.], 20111. Dissertação de Mestrado em Antropologia Médica. | metadata.degois.publication.location: | Coimbra | Abstract: | Os videojogos são ainda um tema de forte controvérsia nos meios de comunicação contemporâneos. A principal razão disso advém dos discursos criados no seio da medicina acerca dos seus potenciais efeitos nos utilizadores. Infelizmente, ainda não existe um consenso acerca de quais e quão extensos são, realmente. Não obstante, os jornais e outros meios de comunicação apresentam resultados e comentários dessas pesquisas. A linguagem que os mass media utilizam acerca da temática está, contudo, longe de ser parcial, sendo deformada por influências políticas e económicas, assim como pela falta, em termos gerais, de conhecimentos específicos acerca dos discursos médicos. Aliás, a presença da crítica ao entretenimento nos jornais não é uma coisa nova, tendo uma já longa história. Para se saber como os utilizadores de videojogos vêm esta realidade, e como criam os seus próprios discursos acerca do tema, realizou-se uma curta etnografia junto de um grupo de gamers em Aveiro. Concluiu-se que existe desconfiança para com o que é normalmente apresentado nos jornais, e uma tendência para racionalizar alguns dos perigos normalmente relacionados aos videojogos. Também se detectaram sinais que parecem indicar que alguns destes possíveis perigos não serão tão críticos com é normalmente retratado nos media noticiosos. Videogames are still a strong topic of controversy in contemporary mass media. The main reason for that comes form the language created in the midst of medical science about the potential effects they might have on their users. Unfortunately there is still no consensus about the real extent of these effects, or what they are, exactly. Still, newspapers and other media present results and comments about those same researches. The language used by the mass media about the subject is far from being impartial, though, being biased because of political and economical influences, and by the general lack of specialized knowledge about medical language. The critic to entertainment, itself, is not something new among the newspapers, possessing an already long story. To know what do videogame users think about this reality, and how they create their own discourses about the subject, a short ethnography was made on a group of gamers in Aveiro. It was identified a solid distrust about what is generally told in the newspapers, and a tendency to rationalize some of the dangers usually associated to videogame use. It was also found signs that seem to indicate that some of these supposed dangers are not as critical as usually reported in the news media. |
Description: | Dissertação de mestrado em Antropologia Médica, apresentada ao Departamento de Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/30939 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FCTUC Ciências da Vida - Teses de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
FranciscoDuarteTese2011.pdf | 665.38 kB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s) 50
591
checked on Nov 5, 2024
Download(s)
120
checked on Nov 5, 2024
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.