Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/30053
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dc.contributor.advisorRabaça, Armando-
dc.contributor.authorMadeira, Luís Emanuel Lopes da Silva-
dc.date.accessioned2015-12-01T11:46:56Z-
dc.date.available2015-12-01T11:46:56Z-
dc.date.issued2015-12-01-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/30053-
dc.descriptionDissertação de Mestrado Integrado em Arquitectura, apresentada ao Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbrapor
dc.description.abstractQuando as portas do Hyde Park abriram para a Grande Exposição no primeiro dia de Maio de 1851, vislumbrava-se a possibilidade de aceder a um conhecimento sem precedentes. Por muitos esta possibilidade era encarada como uma das maiores virtudes da época industrial, por outros, a confirmação do falhanço da época. Um dos organizadores, o arquitecto alemão Gottfried Semper, exilado em Londres entre 1850 e 1855, encara a exposição de forma algo complexa e dividida. Por um lado, insurge-se contra o vago historicismo nos artefactos produzidos industrialmente, o seu estilo emprestado e de falsa materialidade, por outro, admira o princípio comparativo sobre o qual a exposição era organizada. Na presente dissertação propomos desvendar as premissas base da produção teórica de Gottfried Semper entre 1834 e 1859, dando um ênfase particular à produção escrita entre 1852 e 1859 que, de um ponto de vista, cronológico se encontram no âmago da sua produção teórica. Destes textos e palestras, destaca-se a publicação Wissenschaft, Industrie und Kunst onde, numa típica preocupação com a arte do século XIX, envolta no manto acertivo dos manifestos, Semper critica os efeitos da industrialização da arte, a abundância de meios e a incapacidade de os dominar e sugerindo uma reforma social e académica. Para esclarecer a proposta do texto referido iremos analisar, na transição do século XVIII para o século XIX, a evolução do conceito de história segundo o ideal de perfeição grega, as críticas à arte industrial e o ensino científico Francês e Alemão. Desta análise pretendemos criar uma base sólida para resgatar algumas das noções sobre invenção e estilo, compreendendo assim o método proposto por Semper. Da articulação entre a Grande Exposição, o contexto e a crítica, devemos garantir uma noção clara de estilo, adequada para resolver os problemas da época que, segundo Semper, eram a causa do declínio da produção artística da época.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectSemper, Gottfried, 1803-1879, obrapor
dc.subjectArte, séc. 19, estudospor
dc.titleGottfried Semper : proposta para um método (1852-1959)por
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedYespor
dc.identifier.tid201537095-
item.languageiso639-1pt-
item.fulltextCom Texto completo-
item.grantfulltextopen-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Arquitectura - Teses de Mestrado
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