Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/24372
Title: | A Construção do Programa Liceal: Arquitectura, Política e Ensino | Authors: | Moniz, Gonçalo Canto | Keywords: | Arquitectura Escolar; Espaços de Aprendizagem; Politica Educativa; Arquitectura Moderna; Politica Educativa; Património Escolar | Issue Date: | 2009 | Publisher: | Be Profit | metadata.degois.publication.title: | Arquitectura 21 | metadata.degois.publication.issue: | 4 | metadata.degois.publication.location: | Lisboa | Abstract: | O processo de construção dos edifícios destinados ao ensino secundário é um processo paralelo ao da construção do sistema político português e da construção da própria pedagogia≥. É, assim, no diálogo entre Arquitectura, Política e Ensino que podemos ler hoje as escolas secundárias que o século 21 recebeu de herança. Estes espaços construídos para o ensino desde o século 19, mas fundamentalmente no século 20, são hoje o nosso Parque Escolar ou, como gostamos de dizer, o nosso Património Escolar. É sobre estes espaços, construídos em contextos diversos, que o Governo lançou, em 2007, um Programa de Modernização das Escolas do Ensino Secundário coordenado pela empresa pública “Parque Escolar EPE”. Com o objectivo de “recuperar e modernizar os edifícios escolares”μ, este programa vai intervir sobre os outros programas, complexificando o debate, já por si só complexo, da intervenção no espaço construído moderno. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/24372 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | I&D CES - Artigos em Revistas Nacionais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
GCM-A21 Escola 28-35.pdf | 603.48 kB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s) 50
556
checked on Nov 6, 2024
Download(s)
350
checked on Nov 6, 2024
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.