Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/24372
Title: A Construção do Programa Liceal: Arquitectura, Política e Ensino
Authors: Moniz, Gonçalo Canto 
Keywords: Arquitectura Escolar; Espaços de Aprendizagem; Politica Educativa; Arquitectura Moderna; Politica Educativa; Património Escolar
Issue Date: 2009
Publisher: Be Profit
metadata.degois.publication.title: Arquitectura 21
metadata.degois.publication.issue: 4
metadata.degois.publication.location: Lisboa
Abstract: O processo de construção dos edifícios destinados ao ensino secundário é um processo paralelo ao da construção do sistema político português e da construção da própria pedagogia≥. É, assim, no diálogo entre Arquitectura, Política e Ensino que podemos ler hoje as escolas secundárias que o século 21 recebeu de herança. Estes espaços construídos para o ensino desde o século 19, mas fundamentalmente no século 20, são hoje o nosso Parque Escolar ou, como gostamos de dizer, o nosso Património Escolar. É sobre estes espaços, construídos em contextos diversos, que o Governo lançou, em 2007, um Programa de Modernização das Escolas do Ensino Secundário coordenado pela empresa pública “Parque Escolar EPE”. Com o objectivo de “recuperar e modernizar os edifícios escolares”μ, este programa vai intervir sobre os outros programas, complexificando o debate, já por si só complexo, da intervenção no espaço construído moderno.
URI: https://hdl.handle.net/10316/24372
Rights: openAccess
Appears in Collections:I&D CES - Artigos em Revistas Nacionais

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