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https://hdl.handle.net/10316/1877
Title: | Aterros sobre solos moles : modelação numérica | Authors: | Oliveira, Paulo José da Venda | Orientador: | Lemos, Luís Joaquim Leal | Keywords: | Geotecnia e Fundações; Engenharia Civil | Issue Date: | 28-Jun-2001 | Citation: | OLIVEIRA, Paulo José da Venda - Aterros sobre solos moles : modelação numérica. Coimbra : [s.n.], 2000. 598 p. | Abstract: | No presente trabalho procede-se à implementação numérica de diversas características relacionadas com o comportamento de solos moles, visando melhorar a previsão do comportamento de aterros sobre este tipo de formações geotécnicas, e assim proporcionar a realização de análises mais realistas. A anisotropia elástica evidenciada por alguns solos é considerada através da implementação do modelo elástico de isotropia transversal, podendo este ser utilizado em conjunto com a generalidade dos modelos elastoplásticos. As não linearidades materiais inerentes ao comportamento dos solos moles são também consideradas, com a implementação no programa de cálculo automático de alguns modelos elastoplásticos com endurecimento, baseados em condições de consolidação isotrópicas ( modelos "Cam Clay", "Cam Clay Modificado" e"Cam Clay Modificado" associado ao "Von Mises") e em condições de consolidação "Ko" ( modelos "Melanie" associado ao "Mohr Coulomb" e "MIT-E3") O estudo do comportamento deste tipo de formações geotécnicas é indissociável do factor tempo, dado estes solos exibirem um comportamento diferido no tempo. Assim sendo, no programa de cálculo automático introduziu-se o factor tempo através da implementação numérica dos fenómenos de consolidação acoplada e de fluência. A formulação da fluência considerada é baseada na lei de Taylor (componente volumétrica) e na lei de Singh-Micthell (componente distorcional), sendo estas associadas aos modelos elastoplásticos de "Cam Clay Modificado" e de "Cam Clay Modificado/Von Mises". As diversas características (modelos e fenómenos) implementadas são aplicadas na simulação do comportamento de alguns aterros, nomeadamente de um aterro rodoviário do IP3, confrontando-se os diversos resultados numéricos obtidos com os valores resultantes da observação "in-situ". | Description: | Tese de doutoramento em Engenharia Civil (Geotecnia e Fundações) apresentada à Fac. de Ciências e Tecnologia da Univ. de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/1877 | Rights: | embargoedAccess |
Appears in Collections: | FCTUC Eng.Civil - Teses de Doutoramento |
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